SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Efeito na Resistência à Compressão do Tratamento de Madeira de Carvalho com Ultra-SonsCurvas de Classes de Qualidade da Estação para Povoamentos de Carvalho-Negral (Quercus pyrenaica) Willd. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

FERREIRA, Miguel  e  ERIKSSON, Gösta. Um Programa para a Gestão dos Recursos Genéticos de Árvores Florestais nas Ilhas dos Açores . Silva Lus. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp.59-73. ISSN 0870-6352.

A flora única do arquipélago açoriano e os esforços diminutos para a sua conservação justificam que se desenvolva urgentemente uma estratégia para a gestão dos recursos genéticos florestais. Como objectivo primordial na conservação genética das espécies florestais dos Açores foi considerado a salvaguarda do seu potencial de adaptação. Foram eleitas três espécies endémicas para melhoramento florestal: o Prunus lusitanica spp azorica foi seleccionado por ser uma espécie de ocorrência muito rara e perto da extinção; o Piconia azorica e o Juniperos brevifolia spp azorica foram seleccionados com base na excelente qualidade da sua madeira e no interesse demonstrado pela Direcção Regional dos Recursos Florestais dos Açores. Para estas espécies foi sugerido um projecto combinado de conservação genética e melhoramento, o qual seguiria o conceito de "Multiple Population Breeding System". Por cada zona ecogeográfica deveriam ser colhidas sementes de polinização livre para a instalação de pomares produtores de sementes (Figura 4). O desbaste de árvores com características indesejáveis seria efectuado antes da colheita de sementes. Estas seriam usadas para o estabelecimento de novas plantações. No caso do Prunus lusitanica spp azorica sugere-se o estabelecimento de apenas um ou dois pomares produtores de sementes. Para as outras duas espécies sugere-se a instalação de vários pomares produtores de sementes e para espécies florestais não incluídas no melhoramento, recomenda-se a selecção de subpopulações in situ. Estas devem cobrir totalmente o habitat ocupado por estas espécies florestais. Quando coexistirem duas ou mais espécies podem ser combinadas subpopulações de recursos genéticos, para reduzir os custos de conservação. Para favorecer a floração, garantindo a regeneração, sugere-se o desbaste das espécies florestais concorrentes. A gestão deste projecto requer que seja desenvolvida urgentemente investigação de apoio.

Palavras-chave : Prunus lusitanica spp azorica; Piconia azorica; Juniperos brevifolia spp azorica.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )