SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Classificação das Cortiças para a Produção de Rolha, Recorrendo a um Critério Objectivo. Parte III - As RolhasUm Programa para a Gestão dos Recursos Genéticos de Árvores Florestais nas Ilhas dos Açores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

MACHADO, José Saporiti. Efeito na Resistência à Compressão do Tratamento de Madeira de Carvalho com Ultra-Sons . Silva Lus. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp.51-58. ISSN 0870-6352.

A energia de microondas (electromagnética) é actualmente utilizada no tratamento de degradação biológica e na classificação mecânica de madeira e perspectiva-se a sua utilização na secagem de madeira. A exposição a microondas de elementos estruturais de madeira implica, tal como para outros processos de preparação da madeira (preservação ou tratamentos ignífugos), analisar o efeito dessa exposição nas propriedades mecânicas da madeira. O presente artigo pretende contribuir para esta discussão, apresentando um estudo preliminar sobre o efeito da exposição a microondas (durante 5 e 10min) na resistência à compressão paralela às fibras de madeira de Carvalho limpa de defeitos. Os resultados obtidos mostram uma clara perda de resistência com a exposição e aumento do tempo de exposição. Considerando os resultados obtidos no presente estudo e por outros autores, torna-se clara a necessidade de estudos mais exaustivos tendo em vista estabelecer possíveis factores de correcção ou regras de utilização segura desta energia de forma a garantir um apropriado comportamento mecânico da madeira.

Palavras-chave : carvalho; compressão paralela às fibras; microondas.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )