SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Controlled Pollinations in Castanea spp. and Caracterization of the Parents and Progenies for MicrosatellitiesEffect of Microwave Treatment on Oak Compression Strength author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

PESTANA, Miguel; LOUZADA, José  and  SARDINHA, Raúl. Classificação das Cortiças para a Produção de Rolha, Recorrendo a um Critério Objectivo. Parte III - As Rolhas . Silva Lus. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp.33-49. ISSN 0870-6352.

O presente artigo dá notícia da continuação da linha de investigação, sobre a classificação de qualidade da cortiça e segue-se aos já publicados sobre "Classificação das cortiças para a produção de rolha, recorrendo a um critério objectivo. Parte I - As rabanadas e Parte II - Os Provetes (Os Quadros)", pretendendo ser uma contribuição para um melhor conhecimento sobre a qualificação quantitativa da cortiça, consolidando a criação de um critério objectivo de classificação que seja reprodutível, independente do avaliador e tão expedito quanto possível. Os parâmetros de avaliação utilizados, a massa volúmica, a força de ruptura e o ângulo correspondente, foram obtidos das rolhas preparadas para o efeito. Comparou-se a classificação qualitativa segundo o critério de pontuação de CARVALHO (1993), aplicado à cortiça retirada de 9 árvores, com o critério objectivo, resultante dos dados das características físicas, obtidas nas cortiças das mesmas árvores. Os resultados deste trabalho evidenciam que: ·  A classificação objectiva com base em parâmetros físicos e mecânicos, assegura a reprodutibilidade dos resultados, o que não ocorre com o critério de pontuação.  ·  Os dados sobre as rolhas permitiram constatar a relação entre a massa volúmica e o ângulo de torção, i.e., actuam de forma inversa, sendo a força independente desta relação. ·  As rolhas más têm valores elevados de massa volúmica e valores baixos de ângulo de torção e nas boas verifica-se o contrário. ·  A anisotropia da cortiça, é mais notória quando avançamos para as amostras mais pequenas, que no nosso caso, culmina nas rolhas.

Keywords : qualidade; ensaios mecânicos; ensaios físicos; análise multivariada.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )