SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Estudo da Regeneração Natural das Espécies Arbóreas Autóctones na Reserva Natural da Serra da MalcataAvaliação da Qualidade do Papel Produzido com Fibra de Acacia spp. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

FERNANDES, Paulo; BOTELHO, Hermínio  e  REGO, Francisco. A Piroecologia do Pinheiro Bravo. Silva Lus. [online]. 2005, vol.13, n.2, pp.233-248. ISSN 0870-6352.

O pinheiro bravo apresenta características interpretáveis como adaptações evolutivas ao fogo e que são compatíveis com as estratégias de resistência (casca espessa), que responde adequadamente à ocorrência de fogos de severidade ecológica reduzida, e de evasão (pinhas com deiscência térmica), correspondente a fogos de severidade elevada. Embora esta simultaneidade de estratégias pressuponha a capacidade de persistência face a regimes de fogo variáveis ou mistos, o grau de desenvolvimento e de coexistência das características em causa é bastante variável entre as populações ibéricas da espécie. Assim, três regimes de fogo são distinguíveis: fogo de substituição, de severidade elevada e ocorrência imprevisível; fogo de desbaste, de severidade reduzida ou moderada; e fogo de substituição, de severidade elevada.

Palavras-chave : Pinus pinaster; ecologia do fogo; efeitos do fogo; regime de fogo; dinâmica da vegetação.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )