SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Study of the Natural Regeneration of the Native Arboreal Vegetation at Serra da Malcata Nature ReserveEvaluation of Paper Quality Produced from Fibre of Acacia spp. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

FERNANDES, Paulo; BOTELHO, Hermínio  and  REGO, Francisco. A Piroecologia do Pinheiro Bravo. Silva Lus. [online]. 2005, vol.13, n.2, pp.233-248. ISSN 0870-6352.

O pinheiro bravo apresenta características interpretáveis como adaptações evolutivas ao fogo e que são compatíveis com as estratégias de resistência (casca espessa), que responde adequadamente à ocorrência de fogos de severidade ecológica reduzida, e de evasão (pinhas com deiscência térmica), correspondente a fogos de severidade elevada. Embora esta simultaneidade de estratégias pressuponha a capacidade de persistência face a regimes de fogo variáveis ou mistos, o grau de desenvolvimento e de coexistência das características em causa é bastante variável entre as populações ibéricas da espécie. Assim, três regimes de fogo são distinguíveis: fogo de substituição, de severidade elevada e ocorrência imprevisível; fogo de desbaste, de severidade reduzida ou moderada; e fogo de substituição, de severidade elevada.

Keywords : Pinus pinaster; ecologia do fogo; efeitos do fogo; regime de fogo; dinâmica da vegetação.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )