SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Identification of Differentially Expressed Genes During Embryogenesis in Maritime Pine (Pinus pinaster)The Fire Ecology of Maritime Pine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

MEIRELES, Catarina; GONCALVES, Paula; REGO, Francisco  and  SILVEIRA, Sofia. Estudo da Regeneração Natural das Espécies Arbóreas Autóctones na Reserva Natural da Serra da Malcata. Silva Lus. [online]. 2005, vol.13, n.2, pp.217-231. ISSN 0870-6352.

As diversas actividades humanas praticadas ao longo dos séculos na Reserva Natural da Serra da Malcata levaram à destruição de grande parte da vegetação arbórea autóctone da zona: bosques de Quercus suber (sobreiro) e de Quercus pyrenaica (carvalho-negral ou carvalho-pardo-das-beiras) característicos, respectivamente, da bacia do Rio Bazágueda, a Sul e das bacias da Ribeira da Meimoa e Rio Côa, no Centro e Norte. Esta vegetação climácica foi substituída por grandes extensões de formações arbustivas e, nas áreas menos acessíveis da região centro-sul, por comunidades de Arbutus unedo (medronheiro), assim como por bosques secundários de Quercus rotundifolia (azinheira) na zona de domínio do sobreiro. A recuperação da vegetação potencial é uma das prioridades da Área Protegida, pelo que se decidiu avaliar a capacidade de restauração das comunidades climatófilas a partir da regeneração natural das quatro espécies supra mencionadas nos principais tipos de vegetação arbustiva e arbórea não intervencionados em anos recentes (tipo de intervenção designado por "Dinâmica Natural") e os geridos com "Fogo" e "Corte". Determinou-se, igualmente, a influência de diversos factores ecológicos e caracterizadores das comunidades na instalação da regeneração natural. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de recorrer à plantação de Quercus suber, Quercus rotundifolia e Arbutus unedo na sua área de distribuição, enquanto os bosques de Quercus pyrenaica do centro e Norte poderão ser mantidos através da adequada gestão da regeneração vegetativa encontrada no sobcoberto.

Keywords : regeneração natural; dinâmica natural; fogo; corte.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )