SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Turbulent Fluxes of Carbon Dioxide and Water Vapour Over an Eucalyptus Forest in PortugalIdentification of Differentially Expressed Genes During Embryogenesis in Maritime Pine (Pinus pinaster) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

PESTANA, Miguel; LOUZADA, José  and  SARDINHA, Raúl. Classificação das Cortiças para a Produção de Rolha, Recorrendo a um Critério Objectivo: Parte II - Os Provetes (Os Quadros). Silva Lus. [online]. 2005, vol.13, n.2, pp.181-201. ISSN 0870-6352.

Este artigo é uma continuação da linha de investigação, sobre a classificação de qualidade da cortiça e segue-se ao já publicado sobre "Classificação das cortiças para a produção de rolha, recorrendo a um critério objectivo. Parte I - As rabanadas", pretendendo ser uma contribuição para um melhor conhecimento sobre a qualificação quantitativa da cortiça, consolidando a criação de um critério objectivo de classificação que seja reprodutível, independente do avaliador e tão expedito quanto possível. Os parâmetros de avaliação utilizados, a porosidade (através da análise de imagem), a massa volúmica, o calibre, a humidade, a força de ruptura e o ângulo correspondente, foram obtidos das pranchas preparadas para o efeito. Comparou-se a classificação qualitativa segundo o critério de pontuação de CARVALHO (1993), aplicado à cortiça retirada de 9 árvores, com o critério objectivo, resultante dos dados das características físicas, obtidas nas cortiças das mesmas árvores. Os resultados deste trabalho evidenciam que: - A classificação objectiva com base em parâmetros físicos e mecânicos, assegura a reprodutibilidade dos resultados, o que não ocorre com o critério de pontuação.  - Os resultados dos provetes, extraídos das rabanadas, cujos dados obtidos foram analisados, são coerentes com os resultados das rabanadas, já que têm grandes parecenças, o que reforça a consistência deste critério. - A nova proposta de classificação da qualidade da cortiça nos provetes, validada pelo recurso a métodos de taxonomia numérica, possibilitam constatar que a totalidade dos provetes da árvore 320 e a quase totalidade dos provetes das árvores 36 e 37, têm uma classificação diferente, da que lhe seria atribuída pela aplicação da classificação do critério de pontuação.

Keywords : qualidade; análise de imagem; suberina; ensaios mecânicos; análise multivariada.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )