SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Resíduos da Indústria dos Aglomerados da Cortiça como Potenciais Substractos para a Produção de Inoculantes para Sementes de LeguminosasClassificação das Cortiças para a Produção de Rolha, Recorrendo a um Critério Objectivo: Parte II - Os Provetes (Os Quadros) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

RODRIGUES, Abel; PITA, Gabriel  e  MATEUS, João. Fluxos Turbulentos de Dióxido de Carbono e Vapor de Água em Floresta de Eucalipto em Portugal. Silva Lus. [online]. 2005, vol.13, n.2, pp.169-180. ISSN 0870-6352.

Para avaliação da capacidade de sequestro de carbono por plantações de eucalipto procedeu-se a uma campanha de vinte e dois meses, entre Fevereiro de 2002 e Dezembro de 2003, de medições de fluxos turbulentos de CO2 e vapor de água. No presente artigo são apresentados os resultados desses fluxos, considerando a sua variabilidade sazonal e diária. O eucaliptal funcionou como um sumidouro de carbono, com um balanço anual de trocas de carbono de 8.9tons.Cha-1, segundo um padrão de assimilação de tipo florestal mediterrâneo, com duração anual. A qualidade dos dados e os resultados foram comparados com informação obtida noutros locais experimentais da rede CARBOEUROFLUX. Verificou-se uma diminuição drástica da assimilação de carbono durante os meses de Verão, acontecimento não usual noutros locais experimentais, provavelmente em consequência de um encerramento dos estomas, associado a elevados défice de pressão de vapor e temperatura do ar e a um aumento da respiração do solo.

Palavras-chave : fluxos; eucaliptal; sequestro de carbono; ciclos sazonais; evapotranspiração; qualidade dos dados.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )