SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Residues of the Cork Industry as Carriers for the Production of Legume InoculantsClassification of Cork Oaks for the Production of Cork, Appealing to an Objective Criterion: Part II - The Test Tubes (the Tables) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

RODRIGUES, Abel; PITA, Gabriel  and  MATEUS, João. Fluxos Turbulentos de Dióxido de Carbono e Vapor de Água em Floresta de Eucalipto em Portugal. Silva Lus. [online]. 2005, vol.13, n.2, pp.169-180. ISSN 0870-6352.

Para avaliação da capacidade de sequestro de carbono por plantações de eucalipto procedeu-se a uma campanha de vinte e dois meses, entre Fevereiro de 2002 e Dezembro de 2003, de medições de fluxos turbulentos de CO2 e vapor de água. No presente artigo são apresentados os resultados desses fluxos, considerando a sua variabilidade sazonal e diária. O eucaliptal funcionou como um sumidouro de carbono, com um balanço anual de trocas de carbono de 8.9tons.Cha-1, segundo um padrão de assimilação de tipo florestal mediterrâneo, com duração anual. A qualidade dos dados e os resultados foram comparados com informação obtida noutros locais experimentais da rede CARBOEUROFLUX. Verificou-se uma diminuição drástica da assimilação de carbono durante os meses de Verão, acontecimento não usual noutros locais experimentais, provavelmente em consequência de um encerramento dos estomas, associado a elevados défice de pressão de vapor e temperatura do ar e a um aumento da respiração do solo.

Keywords : fluxos; eucaliptal; sequestro de carbono; ciclos sazonais; evapotranspiração; qualidade dos dados.

        · abstract in English | French     · text in English     · English ( pdf )