SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Floresta e Sociedade: Um Percurso (1875-2005)Fluxos Turbulentos de Dióxido de Carbono e Vapor de Água em Floresta de Eucalipto em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

FERREIRA, Eugénio Mendes  e  CASTRO, Isabel Videira e. Resíduos da Indústria dos Aglomerados da Cortiça como Potenciais Substractos para a Produção de Inoculantes para Sementes de Leguminosas. Silva Lus. [online]. 2005, vol.13, n.2, pp.159-167. ISSN 0870-6352.

O crescimento e a sobrevivência de duas estirpes de Rhizobium, uma de Rhizobium leguminosarum bv. trifolii, e outra de Mesorhizobium ciceri, foram usados para avaliação de resíduos da indústria dos aglomerados da cortiça como potenciais substractos para a produção de inoculantes para sementes de leguminosas. A turfa  foi usada como controlo. 41 dias após a inoculação, o n.º das bactérias viáveis era elevado e semelhante em todos os substractos, aproximadamente 109 bactérias g-1. A sobrevivência durante os 450 dias de armazenamento  permaneceu  estável, entre 108 e 109. Os resíduos da cortiça mostraram possuir boas características de manuseio, boas capacidades de retenção de água, não apresentaram toxicidade, possuíam pH perto da neutralidade, indicando poderem ser utilizados como substractos alternativos à turfa na produção de inoculantes para leguminosas.

Palavras-chave : inoculantes; resíduos da indústria da cortiça; Rhizobium.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )