SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Residues of the Cork Industry as Carriers for the Production of Legume Inoculants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

RADICH, Maria Carlos  and  BAPTISTA, Fernando Oliveira. Floresta e Sociedade: Um Percurso (1875-2005). Silva Lus. [online]. 2005, vol.13, n.2, pp.143-157. ISSN 0870-6352.

Este texto procurou relacionar os diferentes intervenientes na floresta portuguesa ¾ os seus proprietários privados e comunitários e ainda o Estado ¾ com as funções que esperavam dessa mesma floresta ¾ articulação com os sistemas agrários, produtiva, de lazer e recreio, ambiente e de conservação, simbólica ¾ e com o resultado global, que foi o aumento da área florestal, a qual, admite-se, pode ter passado de uns 7% a aproximadamente um terço da área do continente português, entre 1875 e 2005. Ao longo do tempo considerado, a relação entre intervenientes, funções esperadas e ampliação da floresta variou, o que levou a delimitar três períodos, 1875-1938, 1938-1974, 1974-2005. Assim, o enorme acréscimo da área de floresta no primeiro destes períodos foi impulsionado pelos particulares que tinham em vista as produções florestais. Nos períodos que se seguiram, a área continuou a crescer, embora de forma mais moderada, pesando então a acção do Estado. Este, no primeiro período, assumiu sobretudo a função de conservação e protecção do território juntando-se seguidamente aos particulares em torno da floresta produtiva. No terceiro dos períodos, a função ambiental passaria a ser exigida pela sociedade e pelos acordos europeus. A função lazer afirma-se igualmente no tempo mais recente, captando então o interesse dos proprietários privados. Como apoio aos sistemas agrários, a floresta foi importante até aos anos sessenta, declinando no seguimento.

Keywords : arborização; floresta; funções da floresta; proprietários florestais; políticas florestais.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )