SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Caracterização do Espectro Polínico dos Méis do Alentejo (Portugal)A Hilésina do Pinheiro, Tomicus destruens Wollaston 1865 (Coleoptera-Scolytidae) em Zonas Semi-Áridas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

FERREIRA, Abel G.M.; RIBEIRO, Inês S.A.  e  LOBO, Lélio Q.. Medição da Tensão Superficial do Licor Negro do Eucalipto. Silva Lus. [online]. 2005, vol.13, n.1, pp.105-111. ISSN 0870-6352.

Mediu-se a tensão superficial do licor negro resultante do cozimento kraft industrial de aparas de eucalipto, com teor de sólidos até 54 por cento (em massa) na gama de temperaturas compreendida entre 20 e 70ºC. A variação da tensão superficial deste licor em função do teor de sólidos segue o comportamento padrão observado para licores provenientes de outras madeiras. Foi estabelecida uma correlação entre a tensão superficial do licor negro, a temperatura e o teor de sólidos, aplicável às condições que, na prática, são encontradas no ciclo de recuperação de químicos no processo kraft.

Palavras-chave : licor negro; eucalipto; kraft; teor de sólidos; temperatura.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )