SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Classificação das Cortiças para a Produção de Rolha, Recorrendo a um Critério Objectivo: Parte I - As RabanadasCaracterização do Espectro Polínico dos Méis do Alentejo (Portugal) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

SANTOS, Maria Natércia; BRAGANCA, Maria Helena  e  CASIMIRO, Pedro Piloto. Microrganismos Associados à Cortiça em Diferentes Fases da sua Fileira . Silva Lus. [online]. 2005, vol.13, n.1, pp.75-93. ISSN 0870-6352.

Um elevado número de microrganismos tem sido referido como responsável pela perda de qualidade da cortiça e decorrente alteração da qualidade do vinho, traduzida no que se designa por "gosto a rolha". Tendo como objectivo fundamental contribuir para uma melhor clarificação da microbiologia da cortiça durante o processo árvore - produto final, efectuou-se um estudo sobre as populações fúngicas associadas à árvore, procurando avaliar, num contexto mais amplo, a sua importância como fonte de contaminação das pranchas e do produto final (rolha). Por outro lado, procurou-se através da reunião de informação dispersa sobre a microflora da cortiça ao longo das diferentes fases da sua fileira, integrar os conhecimentos e construir uma base sólida e coerente de conhecimentos para a projecção de novas linhas de investigação nesta matéria. A integração dos resultados das duas componentes, permitiu as seguintes conclusões: a microflora sofre alterações ao longo das diferentes fases da fileira sobreiro - cortiça, reflectindo as diferentes condições ambientais e métodos usados, mas parte das populações isoladas da árvore persistem no produto final o que mostra que a árvore constitui, com grande probabilidade, uma fonte importante de contaminação; uma parte destas populações inclui-se no grupo das que são citadas como capazes de produzir metabolitos secundários implicados na depreciação da cortiça e alteração das características organolépticas do vinho; não foram verificadas diferenças significativas entre a diversidade de populações e o grau de vigor das árvores pelo que, à luz do conhecimento actual, não é legítimo estabelecer uma associação entre o chamado "declínio do sobreiro" e o "gosto a rolha"; a existência de um elevado volume de informação pulverizado e nalguns casos impreciso, dificulta a construção de um quadro de conhecimentos consistente, o que aponta para a necessidade de implementar um programa de acções equilibrado que integre os vários parceiros envolvidos nas diferentes fases da fileira sobreiro - cortiça.

Palavras-chave : sobreiro; fileira da cortiça; microrganismos associados.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )