SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Composição e Estrutura da Paisagem: Sua Relação com a Riqueza dos Anfíbios e Répteis que Ocorrem em Portugal ContinentalMicrorganismos Associados à Cortiça em Diferentes Fases da sua Fileira índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

PESTANA, Miguel; LOUZADA, José  e  SARDINHA, Raúl. Classificação das Cortiças para a Produção de Rolha, Recorrendo a um Critério Objectivo: Parte I - As Rabanadas. Silva Lus. [online]. 2005, vol.13, n.1, pp.51-73. ISSN 0870-6352.

Com o presente trabalho pretende-se contribuir para um melhor conhecimento sobre a qualificação quantitativa da cortiça, visando-se a criação de um critério objectivo de classificação que seja reprodutível, independente do avaliador e tão expedito quanto possível. Procedeu-se à comparação da classificação qualitativa segundo o critério de pontuação, aplicado à cortiça retirada de 9 árvores, com o critério objectivo, resultante dos dados das características físicas e químicas, efectuado a cortiças obtidas da despela das mesmas árvores. Os resultados deste trabalho permitem evidenciar que: ·A classificação objectiva com base em parâmetros físicos e mecânicos, assegura a reprodutibilidade dos resultados, o que não ocorre com o critério de pontuação.  ·Não foi verificada nenhuma relação entre os locais de despela e a qualidade de cortiça extraída com base nas amostras utilizadas. · A introdução de critérios de natureza química e do uso do indicador teor em suberina nas análises efectuadas às rabanadas, não aumentou o nível de descriminação na separação entre as diferentes qualidades de cortiça.

Palavras-chave : qualidade; análise de imagem; suberina; ensaios mecânicos; análise multivariada.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )