SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Composition and Structure of the Landscape: Its Relation to the Wealth of the Amphibians and Reptiles Occurring in Continental PortugalCork Oak Associated Microorganisms Throughout Cork Manufacture Process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

PESTANA, Miguel; LOUZADA, José  and  SARDINHA, Raúl. Classificação das Cortiças para a Produção de Rolha, Recorrendo a um Critério Objectivo: Parte I - As Rabanadas. Silva Lus. [online]. 2005, vol.13, n.1, pp.51-73. ISSN 0870-6352.

Com o presente trabalho pretende-se contribuir para um melhor conhecimento sobre a qualificação quantitativa da cortiça, visando-se a criação de um critério objectivo de classificação que seja reprodutível, independente do avaliador e tão expedito quanto possível. Procedeu-se à comparação da classificação qualitativa segundo o critério de pontuação, aplicado à cortiça retirada de 9 árvores, com o critério objectivo, resultante dos dados das características físicas e químicas, efectuado a cortiças obtidas da despela das mesmas árvores. Os resultados deste trabalho permitem evidenciar que: ·A classificação objectiva com base em parâmetros físicos e mecânicos, assegura a reprodutibilidade dos resultados, o que não ocorre com o critério de pontuação.  ·Não foi verificada nenhuma relação entre os locais de despela e a qualidade de cortiça extraída com base nas amostras utilizadas. · A introdução de critérios de natureza química e do uso do indicador teor em suberina nas análises efectuadas às rabanadas, não aumentou o nível de descriminação na separação entre as diferentes qualidades de cortiça.

Keywords : qualidade; análise de imagem; suberina; ensaios mecânicos; análise multivariada.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )