SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Carta da Tipologia Florestal de Portugal ContinentalClassificação das Cortiças para a Produção de Rolha, Recorrendo a um Critério Objectivo: Parte I - As Rabanadas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

CUNHA, Jorge  e  REGO, Francisco. Composição e Estrutura da Paisagem: Sua Relação com a Riqueza dos Anfíbios e Répteis que Ocorrem em Portugal Continental. Silva Lus. [online]. 2005, vol.13, n.1, pp.35-50. ISSN 0870-6352.

A compreensão dos efeitos da estrutura da paisagem na dinâmica das populações é um objectivo fundamental da ecologia da paisagem e uma etapa crítica para a implementação de iniciativas de conservação das espécies. A Ecologia da Paisagem surgiu assim pela necessidade de compreender o desenvolvimento e a dinâmica do padrão da paisagem nos diversos fenómenos ecológicos, reconhecendo-se que esses processos ecológicos afectam e são afectados pela interacção dinâmica entre os ecossistemas. O presente trabalho pretende estudar a relação existente entre as 17 espécies de anfíbios e as 27 espécies de répteis que ocorrem em Portugal, tendo em conta a importância que estes dois grupos representam, e os elementos que constituem a paisagem, de forma a tentar compreender as funções que esta desempenha em relação às várias espécies consideradas. Foram criados modelos estatísticos a partir da distribuição dos anfíbios e dos répteis com os tipos de habitat existentes, integrados num Sistema de Informação Geográfica, tendo sido possível compreender que a diversidade biológica, relativamente a estas espécies, está fortemente relacionada com o tipo de habitat.

Palavras-chave : anfíbios; répteis; tipos de habitat; riqueza específica; ecologia da paisagem.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )