SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Composição e Estrutura da Paisagem: Sua Relação com a Riqueza dos Anfíbios e Répteis que Ocorrem em Portugal Continental índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

GODINHO-FERREIRA, Paulo; AZEVEDO, Anamaria  e  REGO, Francisco. Carta da Tipologia Florestal de Portugal Continental. Silva Lus. [online]. 2005, vol.13, n.1, pp.1-34. ISSN 0870-6352.

Quando da elaboração da 3ª Revisão do Inventário Florestal Nacional (DGF, 2001) foram desenvolvidas metodologias que permitiram definir parâmetros para caracterizar os povoamentos florestais quanto à sua biodiversidade. Assim, em cada parcela de amostragem foi avaliada a percentagem da composição de espécies, ou grupos de espécies, em sete classes de altura. A análise estatística dos dados (cluster analysis) pelo método do K-means, combinando a estrutura vertical com a composição, permitiu identificar na floresta portuguesa do continente dez grandes grupos, ou tipos florestais, e elaborar a Carta da Tipologia Florestal de Portugal Continental.

Palavras-chave : biodiversidade; Inventário Florestal Nacional; composição; estrutura vertical; tipos florestais.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )