SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Produção de Cartografia de Visibilidades para Portugal Continental: A Importância da sua Utilização na Vigilância Contra Incêndios Florestais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

BITTENCOURT, Shanna; CORTE, Ana Paula Dalla  e  SANQUETTA, Carlos R.. Estrutura da Comunidade de Pteridophyta em uma Floresta Ombrófila Mista, Sul do Paraná, Brasil. Silva Lus. [online]. 2004, vol.12, n.2, pp.243-254. ISSN 0870-6352.

A estrutura da comunidade de plantas pteridófitas em um remanescente da Floresta Ombrófila Mista, no município de São João do Triunfo, Paraná, Brasil, foi caracterizada por amostragem de campo e análises dimensionais. Foram avaliados quatro ambientes distintos, com a instalação de 64 parcelas de 2 m x 2 m, onde foi registrada a ocorrência de espécies, aferidas suas medidas e anotado o seu hábito, se terrestre ou epifítico. As epífitas foram observadas quanto à presença ou ausência nos estratos verticais dos forófitos. Foram registrados 810 exemplares, pertencentes a seis famílias botânicas e 12 gêneros. As pteridófitas tenderam a ter maior densidade em ambiente alterado por práticas agrícolas. Não houve diferença marcante de riqueza de espécies entre ambientes. A distribuição de alturas das plantas terrestres apresentou comportamento decrescente, demonstrando que o nicho ecológico destas é predominantemente rente ao solo. A distribuição das espécies epifíticas ao longo do perfil dos forófitos indicou que a maioria das plantas prefere posições superiores a 7 metros. Concluiu-se que a densidade da comunidade de pteridófitas é inferior àquela das plântulas das espécies fanerógamas, o mesmo ocorrendo com a riqueza. Três categorias de espécies foram identificadas: as generalistas, as especialistas e as sem preferência definida.

Palavras-chave : fitossociologia; floresta de Araucária; pteridófitas; samambaias; plantas criptógamas.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )