SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Sistema de Navegação para Fotografia Aérea de Pequeno e Médio FormatoEstrutura da Comunidade de Pteridophyta em uma Floresta Ombrófila Mista, Sul do Paraná, Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

CATRY, Filipe Xavier; ALMEIDA, Rui Manuel  e  REGO, Francisco Castro. Produção de Cartografia de Visibilidades para Portugal Continental: A Importância da sua Utilização na Vigilância Contra Incêndios Florestais. Silva Lus. [online]. 2004, vol.12, n.2, pp.227-241. ISSN 0870-6352.

Em Portugal, a Rede Nacional de Postos de Vigia (RNPV) representa um dos principais sistemas de vigilância contra fogos florestais ao nível estatal, sendo actualmente constituído por 237 postos de vigia distribuídos de norte a sul do país. Para um correcto planeamento e uma eficaz gestão desta rede, integrada num sistema de vigilância mais vasto, é essencial o conhecimento das áreas do território nacional cobertas pelos postos de vigia, sendo para tal necessário produzir cartas de visibilidades. Porém, a produção deste tipo de cartografia é praticamente inexistente no nosso país, e a informação que estas cartas proporcionam não é utilizada para efeitos de planeamento e gestão, apesar da sua reconhecida importância. Com o objectivo de contribuir para o apoio ao planeamento do sistema de vigilância terrestre em geral e à gestão da RNPV em particular, apresentam-se e discutem-se metodologias para a elaboração de uma carta nacional de visibilidades e de uma carta nacional de prioridades de vigilância, e analisam-se os resultados obtidos.

Palavras-chave : Rede Nacional de Postos de Vigia; planeamento; SIG.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )