SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2The Effect of the Substitution of Forest Species in the Organic Horizons, and Chemical Characteristics of the SoilSolid Wood Products for Construction: Quality Challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

MARTINS, Afonso  and  PINTO, Goreti. Efeitos da Ripagem Localizada Versus Ripagem Contínua nas Propriedades do Solo e na Resposta das Plantas em Novos Povoamentos Florestais. Silva Lus. [online]. 2004, vol.12, n.2, pp.191-202. ISSN 0870-6352.

Grande parte da área do país utilizada em floresta exige a preparação prévia do terreno para correcção das limitações naturais dos solos, processo que tem sido conduzido sem um conhecimento técnico e científico consistente que suporte as opções tomadas. No propósito de dar um contributo para melhor esclarecimento deste assunto, elaborou-se o presente estudo, sobre os efeitos da preparação do terreno nas propriedades do solo e nas interacções solo-planta, manifestadas pelas modificações no solo, pelo sucesso das plantações e pelo crescimento das árvores na primeira fase de desenvolvimento. Utilizaram-se povoamentos mistos de Cupressus lusitanica e Quercus suber, situados na localidade de Avidagos, concelho de Mirandela (Terra Quente Transmontana) e na instalação dos povoamentos adoptaram-se dois tipos de preparação: (a) ripagem localizada seguida de armação do terreno em vala e cômoro; e (b) ripagem contínua igualmente seguida de armação do terreno em vala e cômoro. Para desenvolvimento deste trabalho, em cada tipo de ripagem, observaram-se as situações de vala, cômoro, linha de plantação e entrelinha, como parâmetros do solo estudaram-se as modificações na morfologia do perfil, nas concentrações em nutrientes, no volume de água disponível e no regime hídrico do solo na época estival. No tocante ao comportamento das plantas, observou-se a distribuição do sistema radical, mediram-se os crescimentos em altura e quantificaram-se as falhas na plantação. Os resultados obtidos mostram: (i) aumento da espessura efectiva e do volume de água utilizável em resultado da mobilização; (ii) aumento da massa de nutrientes potencialmente disponíveis com a mobilização; (iii) comportamento idêntico das plantas nos dois tipos de preparação; (iv) maior eficácia da ripagem localizada comparada com a ripagem contínua no que toca aos efeitos no solo.

Keywords : solos florestais; técnicas de preparação do terreno; sistemas florestais.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )