SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Pastagens Acidófilas de Agrostis curtisii das Regiões Cantábricas: Caracterização e Enquadramento FitossociológicoEfeito da Substituição de Espécies Florestais nos Horizontes Orgânicos e Características Químicas do Solo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

CORREIA, Isabel; ALMEIDA, Helena  e  AGUIAR, Alexandre. Variabilidade do Crescimento e da Forma de Proveniências de Pinus pinaster Aiton aos 8 Anos, na Mata Nacional do Escaroup. Silva Lus. [online]. 2004, vol.12, n.2, pp.151-182. ISSN 0870-6352.

Foi efectuado um estudo num ensaio de 30 proveniências de Pinheiro bravo aos 8 anos, na Mata Nacional do Escaroupim, com o objectivo de avaliar a variabilidade existente, o comportamento das proveniências em relação a características de adaptação, de crescimento e de forma, e estimar parâmetros genéticos. Encontraram-se diferenças significativas de comportamento entre as 30 proveniências, podendo ser esperados aos 8 anos incrementos até 10% em crescimento se forem utilizadas as melhores proveniências em condições semelhantes às do Escaroupim. As proveniências de altitude apresentam melhores características de forma mas crescimento menor. Os resultados deste estudo permitirão seleccionar proveniências para plantações em condições ambientais semelhantes às do Escaroupim e vir a seleccionar genótipos nas proveniências com maior potencial adaptativo para fins específicos de melhoramento.

Palavras-chave : pinheiro bravo; proveniências; valores de utilização.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )