SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Calibração do Sistema Canadiano de Perigo de Incêndio para Aplicação em PortugalSB-CORSICA: Um Programa de Auxílio à Gestão dos Povoamentos de Pinheiro da Córsega índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

GONCALVES, Paula  e  CASTRO, Isabel Videira e. Efeito da Aplicação de Lamas Residuais Urbanas na Diversidade da População Rizobiana do Solo. Silva Lus. [online]. 2004, vol.12, n.1, pp.95-104. ISSN 0870-6352.

A aplicação de lamas residuais urbanas na agricultura é uma prática que é utilizada mundialmente, com efeitos benéficos ao nível da produtividade das culturas, da matéria orgânica do solo, da sua capacidade de troca catiónica e de retenção da água. Porém, as lamas residuais podem ser portadoras de altas quantidades de metais pesados e de outros poluentes, que podem causar sérios problemas ambientais afectando quer as plantas (ao reduzir o peso das raízes, o número de folhas e a parte aérea) quer os microrganismos do solo, designadamente as bactérias Rhizobium (fixadoras de azoto). Com a finalidade de se avaliar as potencialidades de uma lama residual da área urbana de Lisboa, como fertilizante de uma pastagem mista de trevo subterrâneo e de azevém, foi instalado um ensaio de campo nos terrenos da Quinta do Marquês (Oeiras). No presente trabalho pretendeu-se examinar as possíveis alterações na diversidade genética da população natural de Rhizobium leguminosarum biovar trifolii, existente nestes solos aos quais se adicionaram diferentes quantidades de lamas residuais (5, 10, 20 e 50 t ha-1). Os resultados obtidos permitiram-nos verificar que ocorreu uma mudança na composição genética, a nível de DNA-plasmídico nos isolamentos de Rhizobium testados, principalmente nos tratamentos onde foram adicionadas as quantidades mais elevadas de lamas (20 e 50 t ha-1).

Palavras-chave : lamas residuais; Rhizobium; diversidade genética; perfis de plasmídeos.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )