SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Identificação de Isolados Portugueses de Armillaria por Testes Clássicos de Confrontação e Análise de RFLP-PCR da Região ITS1 do DNA RibossomalEfeito da Aplicação de Lamas Residuais Urbanas na Diversidade da População Rizobiana do Solo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

VIEGAS, Domingos X.; REIS, Raul M.; CRUZ, Miguel G.  e  VIEGAS, Maria T.. Calibração do Sistema Canadiano de Perigo de Incêndio para Aplicação em Portugal. Silva Lus. [online]. 2004, vol.12, n.1, pp.77-93. ISSN 0870-6352.

Descreve-se o Sistema Canadiano de indexação do perigo de incêndio, indicando o significado de cada um dos seus sub-índices. Com base em resultados de medições diárias do teor de humidade de combustíveis florestais finos, estabelecem-se equações para estimativa do teor de humidade de combustíveis da folhada e do estrato arbustivo. Mostra-se existir uma relação directa entre a velocidade de propagação do fogo em vegetação arbustiva e o índice de propagação inicial ISI. Apresenta-se em seguida a metodologia empregada para calibrar as classes de perigo, em cada um dos dezoito distritos de Portugal Continental, com base nos valores estatísticos de FWI e do número e área ardida diariamente por distrito. É apresentado o valor médio do índice de secura DC como sendo um bom caracterizador da gravidade relativa de um dado ano.

Palavras-chave : perigo de incêndio; meteorologia aplicada aos incêndios florestais; combustíveis florestais; Sistema Canadiano.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )