SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Caracterização e Análise de Rendimento da Operação de Traçamento na Preparação de Pranchas de Cortiça para a Produção de RolhasCalibração do Sistema Canadiano de Perigo de Incêndio para Aplicação em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

BRAGANCA, Helena; TENREIRO, Rogério  e  SANTOS, Natércia. Identificação de Isolados Portugueses de Armillaria por Testes Clássicos de Confrontação e Análise de RFLP-PCR da Região ITS1 do DNA Ribossomal. Silva Lus. [online]. 2004, vol.12, n.1, pp.67-75. ISSN 0870-6352.

O género Armillaria inclui fungos de espécies muito agressivas que infectam raízes de plantas lenhosas em todas as regiões do globo. A identificação destas espécies tem sido efectuada com base em características morfológicas, em confrontações haplonte-diplonte ("mating-tests") e também em análise de DNA, nomeadamente análise de polimorfismos de restrição de fragmentos amplificados (RFLP-PCR) das regiões espaçadoras (ITSs) dos genes ribossomais (rDNA nuclear). Neste estudo, 20 isolados de uma colecção portuguesa de espécies de Armillaria foram analisados por "mating-tests" e por análise de restrição da região ITS1. Ainda que tenha sido possível identificar 80% dos isolados diplóides através das confrontações haplonte-diplonte, o método é laborioso, demorado (2 meses ou mais) e apresenta uma taxa elevada de resultados não conclusivos. A análise de restrição da região ITS1, com a enzima HinfI, permitiu discriminar claramente a espécie A. mellea (245 bp e 125 bp), uma das mais agressivas, das outras espécies europeias deste género (290 bp e 70 bp).A simplicidade das técnicas moleculares utilizadas, aliada à sua rapidez de execução (1 dia), torna a identificação de A. mellea por análise de ITS1 um método acessível e de grande utilidade em laboratórios de patologia vegetal, nomeadamente os envolvidos no controlo e preservação de florestas.

Palavras-chave : RFLP-PCR; rDNA; Armillaria mellea; plantas lenhosas; sobreiro.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )