SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Resposta a Curto Prazo da Regeneração Após Incêndio de Pinus pinaster Ait. por Efeito de Desbastes Mecanizados IntensosDistribuição Geográfica, Ecologia e Estrutura Populacional de Euphorbia monchiquensis um Endemismo do Sul de Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

TAVARES, Mário  e  CAMPOS, José. Perfil da Árvore de Pinheiro Bravo do Litoral Português. Silva Lus. [online]. 2004, vol.12, n.1, pp.15-23. ISSN 0870-6352.

A Pinus pinaster Aiton é uma espécie bem adaptada às areias do litoral oeste Português. A silvicultura desta espécie em povoamentos equiénios e de alto fuste origina árvores de grandes dimensões com características tecnológicas singulares. Nos povoamentos de pinheiro bravo os desbastes pelo baixo e selectivos, promovem a segregação das árvores em três estatutos hierárquicos principais - dominada, média e dominante. Estes estatutos, a idade das árvores e o compasso, a proveniência e a desrama artificial efectuada nas fases mais jovens dos povoamentos, têm alguma influência na repartição dimensional do perfil da árvore em três partes, relativamente à presença e vitalidade da copa - copa viva e morta e tronco limpo. Uma amostra de 96 árvores provenientes de três matas do litoral oeste Português foi equitativamente repartida por aqueles três estatutos e utilizada para avaliar as suas dimensões médias e para modelar a sua relação com aqueles factores. Os principais resultados são que (a) a dimensão da copa viva aumenta com o estatuto da árvore no povoamento, (b) para uma dada idade, o estatuto da árvore não determina diferenças significativas na profundidade de copa morta, e (c) a profundidade de tronco limpo atinge valores mais elevados nas árvores médias. Também que (d) a profundidade de copa viva se revela independente da proveniência e da hierarquia, (e) as árvores da região litoral norte apresentam as maiores profundidades de copa, (f) as árvores dominantes tendem a apresentar menores profundidades de tronco limpo e que (g) a desrama artificial deve aplicar-se o mais alto possível no toro da base.

Palavras-chave : Pinus pinaster; idade; espaçamento; estatuto; perfil da árvore.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )