SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 númeroESPECIALComponentes Básicos de um Modelo Relacional de Dados para a Gestão Florestal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

RIBEIRO, Rui P.; BORGES, José G.; UVA, José S.  e  MOREIRA, João. Modelação de Dados e Desenvolvimento de Tecnologias de Informação no Âmbito do Inventário Florestal de Áreas de Grande Dimensão. Silva Lus. [online]. 2004, vol.12, n.Especial, pp.119-131. ISSN 0870-6352.

A análise da sustentabilidade da gestão florestal e da sua articulação com outras utilizações do território exige que os responsáveis pela tomada de decisão considerem um volume imenso de dados e de informação. Neste contexto, os inventários florestais nacionais, constituem uma base indispensável para o desenvolvimento de estratégias e de políticas regionais ou nacionais. O processo de estruturação e implementação física de um modelo de dados provenientes do inventário florestal é determinante para a produção eficiente de informação de apoio à tomada de decisão. Este artigo apresenta resultados de investigação com vista ao desenvolvimento do modelo de dados relativo ao inventário florestal nacional português. Este desenvolvimento privilegiou a robustez, a segurança e a flexibilidade necessários para o armazenamento de um volume substancial de dados provenientes de ecossistemas muito diversos que se distribuem por uma área de aproximadamente 3x106 ha. Para além disso, procurou-se confrontar problemas de  redundância de informação, por forma a permitir uma consulta rápida e um processamento eficiente dos dados. Este artigo analisa também a  implementação do modelo de dados para o inventário florestal nacional português em SQL Server. Refere-se, de forma específica, o esquema de administração do sistema, a metodologia  para importação dos dados e o processo de cálculo para tratamento de dados e apresentação de resultados a vários níveis de agregação espacial. Testa-se e demonstra-se a utilização do sistema com recurso à caracterização do país em termos de existências florestais.

Palavras-chave : sistema de gestão de informação; tecnologias de informação; bases de dados; inventário florestal.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )