SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issueESPECIALDesenvolvimento de Bases de Informação para Sistemas de Informação Aplicados ao Ordenamento FlorestalIntegração de Inventário Florestal e de Recursos Faunísticos num Sistema de Informação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

SANTOS, Fernando; MARTINS, Helena  and  BORGES, José G.. Desenvolvimento de Abordagens Participativas no Planeamento Florestal Português. Silva Lus. [online]. 2004, vol.12, n.Especial, pp.67-76. ISSN 0870-6352.

Os processos de planeamento devem ser desenvolvidos de forma participativa, com o envolvimento dos agentes com competências, responsabilidades e interesses no uso e gestão dos recursos naturais. Os benefícios resultantes de uma abordagem participativa podem verificar-se quer ao nível da elaboração, quer ao nível da implementação do plano. Apesar das barreiras que se colocam muitas vezes ao nível institucional e de alguns custos que estes processos acarretam, as vantagens do planeamento participativo são significativas. A análise do contexto processual e a análise dos agentes são fases fundamentais que precedem o desenvolvimento do processo participativo associado ao processo de planeamento. A gestão da participação de forma integrada e estruturada procura garantir maior eficácia ao processo, e consequentemente ao próprio plano. Este artigo visa apresentar e discutir o desenvolvimento de abordagens participativas no contexto nacional de planeamento florestal, analisando as suas principais condicionantes e potencialidades, procurando demonstrar a sua crescente importância ao nível dos processos de planeamento.

Keywords : planeamento participativo; envolvimento de agentes; gestão integrada.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )