SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1SB-BACO4: A Gompertzian Discrete Model for Tree Competition índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

MAIA, Maria João; REGO, Francisco  e  MACHADO, Francisco Sousa. Determining Optimal Sampling Schemes to Study Red Deer Diets by Fecal Analysis. Silva Lus. [online]. 2003, vol.11, n.1, pp.91-99. ISSN 0870-6352.

Nos últimos anos têm-se vindo a realizar em Portugal diversos estudos sobre a ecologia alimentar do veado com o recurso à utilização da análise micro-histológica de fezes. Estas análises exigem enorme consumo de tempo, pelo que interessa optimizar os esquemas de amostragem a múltiplos níveis geralmente utilizados. Baseados em amostras fecais de veado em Vila Viçosa (no Sul de Portugal) as estimativas das componentes de variância indicam uma variação mínima entre os diversos elementos constituintes do mesmo grupo fecal. Conclui-se que, com a identificação de 100 fragmentos epidérmicos por cada elemento do grupo fecal, é necessário um mínimo de 4 grupos para atingir um compromisso razoável entre precisão e custo.

Palavras-chave : veado; análise micro-histológica; amostragem; dieta.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )