SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Fluxos de Massa e Energia na Camada Limite Atmosférica em Montado de SobroRitmos de Crescimento das Espécies Pinus pinaster, Acacia melanoxylon e Acacia dealbata nas Dunas do Litoral Norte e Centro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

FERREIRA, Abel G.M.; SILVEIRA, Maria Teresa  e  LOBO, Lélio Q.. The Viscosity of Aqueous Suspensions of Cellulose Fibres: Part 2. Influence of Temperature and Mix Fibres. Silva Lus. [online]. 2003, vol.11, n.1, pp.61-66. ISSN 0870-6352.

Foram efectuadas medições da viscosidade de suspensões aquosas de fibras de pasta branqueada de eucalipto e de pinho no intervalo de temperaturas entre 15 e 75ºC e de consistência de 0,20 a 1,00%. Mediu-se também a viscosidade de suspensões aquosas de fibras mistas de eucalipto e pinho, a 25ºC, fazendo-se variar a fracção mássica de fibras curtas (eucalipto) e de fibras longas (pinho) em suspensão entre 0,25 e 0,75, para consistências abrangendo a gama de 0,05 a 0,70 por cento. Concluiu-se que a viscosidade das suspensões de fibras mistas pode ser expressa, com boa aproximação, pela média pesada das viscosidades das suspensões de cada uma das espécies usando como factor de ponderação a fracção mássica. Estabeleceram-se correlações para a variação da viscosidade das suspensões aquosas de ambas as espécies com a temperatura e com a consistência.

Palavras-chave : viscosidade; suspensões; eucalipto; pinho; consistência; comprimento das fibras; temperatura.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )