SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Aplicação das Técnicas de Picnometria de Gás e de Porosimetria de Mercúrio à Caracterização da Madeira de E. globulusAnálise da Estratégia Fenodinâmica de Cistus salvifolius em Três Locais Distintos (Pinhal de Leiria, Cabeção e Odemira) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

ANDRE, Jorge C. S.  e  VIEGAS, Domingos X.. Modelos de Propagação de Fogos Florestais: Estado-da-Arte para Utilizadores Parte II: Modelos Globais e Sistemas Informáticos. Silva Lus. [online]. 2002, vol.10, n.2, pp.217-233. ISSN 0870-6352.

Este artigo, que pela sua extensão foi subdividido em duas partes, dirige-se prioritariamente a utilizadores de modelos de propagação de fogos florestais. Visa proporcionar-lhes uma visão panorâmica actualizada do estado dos conhecimentos nesta área, propondo uma classificação geral para os modelos existentes e expondo, em termos simples, para alguns modelos ilustrativos de cada classe: os princípios físicos e a estratégia de modelação que lhes estão subjacentes; os seus parâmetros de entrada e saída; as suas limitações de aplicação, a fiabilidade das suas previsões e as suas perspectivas de desenvolvimento futuro. Na parte II do artigo, apresentam-se os modelos que fazem previsões para toda a linha da frente, divididos em físicos incompletos e completos. Finalmente, abordam-se os sistemas informáticos implementando alguns dos modelos de propagação existentes. (A Parte I do artigo, está publicada em ANDRÉ e VIEGAS, 2001).

Palavras-chave : modelos semi-empíricos; modelos físicos; modelos globais; sistemas informáticos.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )