SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Mata Nacional de Leiria: Indicadores FitoecológicosAplicação das Técnicas de Picnometria de Gás e de Porosimetria de Mercúrio à Caracterização da Madeira de E. globulus índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

CAMPOS, José; ROCHA, Mª Eugénia  e  TAVARES, Mário. Controlo de Acácias com Fitocidas nas Dunas do Litoral. Silva Lus. [online]. 2002, vol.10, n.2, pp.201-206. ISSN 0870-6352.

A invasão do pinhal litoral por espécies exóticas, nomeadamente Acacia sp., provoca, em muitos casos, a rarefacção de outras espécies, autóctones ou não. Na perspectiva de estudar a eficácia no controlo das espécies de acácia presentes naquela região, foram aplicados dois fitocidas selectivos não residuais - Garlon e Roundup, recorrendo a água e gasóleo como veículos e às concentrações de 2 e 4%. Apresentam-se os resultados 4 e 15 meses após a aplicação daqueles tratamentos. A aplicação de Garlon a 4% em gasóleo é o tratamento mais eficaz e permite o controlo de qualquer das acácias estudadas. A Acacia longifolia é a mais susceptível a qualquer dos tratamentos e o seu controlo é possível apenas com o corte da parte aérea das plantas.

Palavras-chave : acácias; pinhal; triclopir; glifosato; mortalidade.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )