SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Aplicações para as Cascas de Árvores e para os Extractos Taninosos: Uma Revisão índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

ANDRE, Jorge C. S.  e  VIEGAS, Domingos X.. Modelos de Propagação de Fogos Florestais: Estado-da-Arte para Utilizadores Parte I: Introdução e Modelos Locais . Silva Lus. [online]. 2001, vol.9, n.2, pp.237-265. ISSN 0870-6352.

Este artigo, que pela sua extensão se encontra subdividido em duas partes, dirige-se prioritariamente a utilizadores de modelos de propagação de fogos florestais. Visa proporcionar-lhes uma visão panorâmica actualizada do estado dos conhecimentos nesta área, propondo uma classificação geral para os modelos existentes e expondo, em termos simples, para alguns modelos ilustrativos de cada classe: os princípios físicos e a estratégia de modelação que lhes estão subjacentes; os seus parâmetros de entrada e saída; as suas limitações de aplicação, a fiabilidade das suas previsões e as suas perspectivas de desenvolvimento futuro. Neste artigo, após a introdução segue-se uma secção dedicada aos modelos que fazem apenas previsões para um pequeno sector da frente de fogo, subdivididos em modelos: empíricos, de campo e laboratoriais; físicos incompletos; e físicos completos. Dentro dos modelos empírico-laboratoriais, o modelo de Rothermel é apresentado com particular detalhe.

Palavras-chave : modelos empíricos; modelos físicos; modelos locais; modelo de Rothermel.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )