SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Preliminary Assessment of the Termite Distribution in PortugalModelos de Propagação de Fogos Florestais: Estado-da-Arte para Utilizadores Parte I: Introdução e Modelos Locais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

JORGE, Fernando Caldeira et al. Aplicações para as Cascas de Árvores e para os Extractos Taninosos: Uma Revisão. Silva Lus. [online]. 2001, vol.9, n.2, pp.225-236. ISSN 0870-6352.

De forma a dar uma contribuição para o desenvolvimento de processos tendentes ao aproveitamento da casca de pinheiro bravo, recurso abundante em Portugal, é apresentada, de uma forma resumida, a importância que os extractos da casca ou do cerne de algumas espécies florestais ricos em taninos têm hoje em dia, assim como as próprias cascas. Inclui-se uma definição do termo taninos e aborda-se a sua química. Discutem-se as suas principais aplicações actuais, sejam as já implantadas a nível industrial, sejam os últimos resultados de investigação, no que diz respeito ao curtimento de peles, aos adesivos para madeira, a produtos farmacêuticos e biocidas, a resinas de troca iónica, a painéis de casca e a combustíveis.

Palavras-chave : cascas; taninos; utilizações; revisão.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )