SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Resistência e Resiliência Ecológica: Uma Aproximação à Caracterização Fitoestrutural das Comunidades Arbustivas do Parque Natural do Alvão (Norte de Portugal)Propagação Vegetativa por Estacaria do Sobreiro (Quercus suber L.) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

CAMPOS, José  e  TAVARES, Mário. Sawing Optimisation for Block Panel's Production of Portuguese West Littoral Maritime Pine Radial Boards. Silva Lus. [online]. 2001, vol.9, n.2, pp.191-198. ISSN 0870-6352.

A crescente procura de madeira como matéria prima e a necessidade de adequar as características e propriedades de cada tipo de madeira ao uso final pretendido, tem promovido o emprego de madeira redonda de pequenos diâmetros e de madeira serrada de menor qualidade. As tábuas radiais e as duas tangenciais adjacentes, mesmo se extraídas dos toros de maiores dimensões, podem estar, naturalmente, incluídas neste caso. Os processos tecnológicos disponíveis, a maioria baseados na identificação e localização de um dos mais importantes defeitos da madeira - os nós, tendem a maximizar a taxa de aproveitamento de peças mais pequenas de modo a que se atinjam melhores qualidade e produtividade. As tábuas radiais de pinheiro bravo são as peças serradas de pior qualidade no que respeita à presença de nós ao longo das tábuas. Contudo, sendo uma característica tecnológica desfavorável da espécie, a concentração de nós em bandas, separadas por longos crescimentos em altura, permite uma mais fácil utilização da madeira nos entrenós. Este trabalho pretende estimar o valor médio do número, tamanho, localização, estado e forma dos nós de uma amostra de 161 tábuas radiais extraídas de 38 pinheiros provenientes de três matas localizadas no litoral oeste de Portugal. Simula-se, ainda, a optimização da serragem de madeira isenta de nós para o fabrico de painéis de lamelados colados a partir da informação disponível na mata e na serração. A simulação do aproveitamento em ripas é efectuada através da proveniência, estatuto da árvore no povoamento, dap das árvores, diâmetro médio das tábuas, número de nós por banda e posição do toro na árvore. Consideram-se as dimensões de ripa mais utilizadas por esta indústria.

Palavras-chave : Pinus pinaster; nós; aproveitamento em ripas; lamelado colado; modelação.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )