SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Produção de Madeira Roliça para Serraria de Pinus taeda no Sul do Brasil: Abordagem ExperimentalSawing Optimisation for Block Panel's Production of Portuguese West Littoral Maritime Pine Radial Boards índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

CRESPI, António L. et al. Resistência e Resiliência Ecológica: Uma Aproximação à Caracterização Fitoestrutural das Comunidades Arbustivas do Parque Natural do Alvão (Norte de Portugal). Silva Lus. [online]. 2001, vol.9, n.2, pp.171-189. ISSN 0870-6352.

A intensa actividade pecuária nas áreas de montanha do Norte de Portugal ao longo da história provocou uma paisagem vegetal predominantemente arbustiva. O presente trabalho pretende realizar uma caracterização filoestrutural deste tipo de comunidades, com a finalidade de desenvolver uma metodologia que ajude a quantificar o grau de resistência e resiliência destas comunidades, apoiando-se para isso nas suas respectivas expressividades e na dinâmica ecotónica intra e inter-comunitária. A área seleccionada para a realização deste estudo foi o Parque Natural do Alvão (PNAL), o qual, pela sua situação (na transição climatológica ibero-atlântico/ibero-mediterrânica) e a intensa actividade ganadeira que sustenta, é um excelente representante da paisagem vegetal montanhosa do Norte do País. Os resultados obtidos apontam para um mecanismo de adaptação da vegetação, não só à acção dos incêndios periódicos como também à pressão posterior do gado.

Palavras-chave : vegetação; actividade pecuária; adaptação.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )