SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Identificação e Quantificação por DAD-HPLC, da Fracção Fenólica Contida em Folhas de Quercus suber L. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

BRAS, David et al. Genetic Characterization of Quercus suber L.: 1. Preliminary Detection of Histone Promoter Variabilities. Silva Lus. [online]. 2001, vol.9, n.2, pp.127-134. ISSN 0870-6352.

A variabilidade genética de Quercus suber L. tem sido detectada e estudada por diversos autores, nomeadamente pela avaliação do polimorfismo das dimensões dos fragmentos de restrição (RFLP), do polimorfismo isoenzimático e, ainda, da composição da suberina e de ceras, tendo em vista a sua possível utilização no melhoramento da qualidade da cortiça. Neste contexto, recorrendo-se a um marcador molecular específico, muito conservado, contido nas regiões promotoras dos genes codificantes das histonas H3 de plantas (elemento do tipo I, CCACGTCACCGATCCGCG), extractos totais de DNAs obtidos a partir de 2 sobreiros Portugueses foram submetidos à reacção em cadeia pela polimerase de DNA (PCR). Os perfis electroforéticos dos produtos gerados permitiram a detecção de variabilidades genéticas entre as árvores estudadas cujas potenciais implicações na qualidade da cortiça são discutidas. Estes resultados, que tanto quanto se conhece se publicam pela 1ª vez neste artigo, embora preliminares sugerem que aquele marcador genético pode ser, pelo menos, utilizado no rastreio e caracterização das variabilidades genéticas de Quercus suber L. o que constitui, a par com a procura do significado funcional, o objectivo dos estudos actualmente em curso por esta equipa.

Keywords : sobreiro; marcador molecular; PCR; qualidade da cortiça.

        · abstract in English | French     · text in English     · English ( pdf )