SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Durabilidade de coletores solares térmicos: inspeção e análise de falha em função da corrosividade ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

MARTINS, J.I.  e  MARTINS, C.M.B.. Corrosão por picada de um aço inoxidável 304 num filtro de carvão activado. Corros. Prot. Mater. [online]. 2016, vol.35, n.1, pp.21-25. ISSN 0870-1164.  http://dx.doi.org/10.19228/j.cpm.2016.35.01.

Fugas de água de uma cor laranja foram encontradas na zona de soldadura transversal e corpo de um filtro de carvão activado usado numa estação de tratamento de águas residuais. A análise do teor de cloreto no fluxograma da planta mostrou que o equipamento foi submetido a uma concentração de cloreto inadequada para a resistência do aço inoxidável 304 à corrosão por picada. O interior mostra perfurações distribuídas aleatoriamente a partir de cerca de 20 cm acima da zona de soldadura da saída inferior do equipamento. A reabilitação do equipamento foi feita através da substituição da parte cilíndrica danificada e aplicando um revestimento interior de um compósito com matriz polimérica. Foi sugerido a eliminação da entrada de oxidantes no filtro e um melhor controlo da saturação do carvão.

Palavras-chave : Aço Inoxidável 304; Corrosão por Picada; Filtro de Carvão activado; Hipoclorito; Soldadura; Compósitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons