SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Estudo comparativo de filmes de polipirrol electrosintetizados em superfícies de zinco obtidos em meio orgânico e aquosoCorrosão pelos depósitos salinos nos geradores de vapor (comunicação breve) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão On-line ISSN 2182-6587

Resumo

FONSECA, I.; PROENCA, L.  e  CAPELO, S.. A voltametria cíclica e de varrimento linear unidirecional: suas potencialidades na caraterização de processos de corrosão. Corros. Prot. Mater. [online]. 2015, vol.34, n.1, pp.12-21. ISSN 2182-6587.

O artigo apresenta as técnicas da voltametria cíclica e da voltametria de varrimento linear unidirecional, que são métodos eletroquímicos extremamente úteis e versáteis no estudo do comportamento de um metal ou liga, face a ambientes mais ou menos agressivos. As potencialidades das técnicas são realçadas, assim como as vantagens introduzidas pela instrumentação digital. Trata-se de um artigo de divulgação, tendo por objetivo ser acessível a engenheiros, técnicos e outros, a trabalhar na área da corrosão. Para exemplificar o tipo de informação que pode ser obtida são apresentados resultados de vários estudos realizados pelos autores.

Palavras-chave : Voltametria Cíclica (VC); Voltametria de Varrimento Linear Unidirecional (LSV); Instrumentação Digital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons