SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1-2Corrosão sob tensão em ancoragensBiocorrosão: da integridade do biofilme à integridade do material índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

DIOGENES, A.; PONTE, H.; PONTE, M. J. J. S.  e  KLOK, S.. A técnica de ruído eletroquímico aplicada no estudo do comportamento eletroquímico do aço-carbono Aisi 1020 em meio de hidrogenocarbonato de sódio (nahCO3) saturado com dióxido de carbono (CO2). Corros. Prot. Mater. [online]. 2014, vol.33, n.1-2, pp.12-17. ISSN 0870-1164.

Os novos campos offshore de produção de petróleo descobertos no Brasil encontram-se em camadas profundas com alta incidência de rochas carbonácea onde são geradas concentrações de CO2 até 12 vezes maiores que nos campos tradicionais. O CO2, em contato com a água produzida, dissocia-se na forma de ácido carboxílico originando um meio extremamente corrosivo ao açocarbono de baixa liga. Nestas condições, torna-se necessário um melhor entendimento da interação entre o aço e o CO2 de forma a ter-se uma melhor condição de controle da corrosão por CO2. Este trabalho visou o estudo de uma técnica de monitorização de corrosão provocada pela presença de ácido carbônico em sistemas submetidos a fluxo. O comportamento eletroquímico do açocarbono em meios contendo dióxido de carbono dissociado foi avaliado através da técnica de ruído eletroquímico. Os resultados obtidos mostraram que a técnica fornece taxas de corrosão sensíveis à condição de fluxo de eletrólito e de estabilidade das camadas de filme protetor possibilitando a sua aplicação para monitorização on-line.

Palavras-chave : Corrosão por CO2; Fluxo; Ruído Eletroquímico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )