SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1-2A técnica de ruído eletroquímico aplicada no estudo do comportamento eletroquímico do aço-carbono Aisi 1020 em meio de hidrogenocarbonato de sódio (nahCO3) saturado com dióxido de carbono (CO2) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

CORREIA, M. J.; SALTA, M. M.  e  BAPTISTA, A. M.. Corrosão sob tensão em ancoragens. Corros. Prot. Mater. [online]. 2014, vol.33, n.1-2, pp.5-11. ISSN 0870-1164.

A estabilidade duma estrutura ancorada em terreno é condicionada pela integridade das ancoragens cujo desempenho é função dos detalhes de projeto, materiais empregues, características do meio envolvente, técnicas construtivas e controlo de qualidade, em particular, dos sistemas de proteção contra a corrosão. Diversos erros tais como falhas na fase de projeto, incorreta execução ou a utilização de materiais inadequados podem conduzir a uma deficiente proteção anticorrosiva, que frequentemente está na origem da rotura destas ancoragens. No presente caso de estudo, a rotura de armaduras de aço em ancoragens ocorre por um processo de corrosão sob tensão, devido a fragilidades do seu sistema de proteção anticorrosivo nas proximidades de zonas de acoplamento das armaduras sob a interface entre os distintos componentes do sistema de proteção.

Palavras-chave : Proteção Anticorrosiva; Corrosão sob Tensão; Barras de Ancoragem; Fratografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )