SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número4Diversidade de microrganismos relacionados com a biocorrosão no sistema óleo e gásEfeito de biocidas na corrosão induzida microbiologicamente do aço duplex em água de produção de petróleo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

SILVA, D.; GONCALVES, M.  e  COSTA, A.. Otimização de uma técnica de microscopia de epifluorescência para a quantificação rápida de bactérias associadas a produtos de corrosão em água de produção. Corros. Prot. Mater. [online]. 2013, vol.32, n.4, pp.105-107. ISSN 0870-1164.

As células microbianas constituem um problema sério para a indústria do petróleo. De entre os microrganismos, as bactérias anaeróbias totais (BAnT) são as mais comuns, incluindo as bactérias redutoras de sulfato (BRS). Atualmente, as BAnT são enumeradas pela técnica do número mais provável (NMP), permitindo a quantificação final após 28 dias. Neste trabalho, um método para quantificação rápida de bactérias em água de produção da extração de óleo foi otimizado empregando-se microscopia de epifluorescência com o corante laranja de acridina. Este método permitiu uma estimativa mais precisa do número de BAnT quando comparado com a enumeração de células pela técnica do NMP. Além disso, é uma técnica que pode ser conduzida em apenas 30 minutos por amostra avaliada.

Palavras-chave : Microscopia de Fluorescência; Laranja de Acridina; Bactérias Anaeróbias; Quantificação Microbiana; Água de Produção de Petróleo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )