SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número4Otimização de uma técnica de microscopia de epifluorescência para a quantificação rápida de bactérias associadas a produtos de corrosão em água de produção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

RODRIGUES, T. et al. Diversidade de microrganismos relacionados com a biocorrosão no sistema óleo e gás. Corros. Prot. Mater. [online]. 2013, vol.32, n.4, pp.100-104. ISSN 0870-1164.

O estudo da corrosão microbiologicamente induzida é importante no setor de óleo e gás devido aos danos provocados pelos microrganismos aos sistemas de produção, armazenamento, transporte e qualidade do produto final. Os microrganismos podem ser encontrados amplamente distribuídos na natureza e o seu crescimento e produtos metabólicos podem comprometer o rendimento de indústrias petroquímicas. Um fator importante para o desenvolvimento de microrganismos é a presença de água e nutrientes no meio. Este trabalho teve como objetivo analisar a diversidade microbiana em diferentes amostras das indústrias do setor de óleo e gás e relacioná-la com os processos de biocorrosão.

Palavras-chave : Diversidade Microbiana; Biocorrosão; Sistema Óleo e Gás.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )