SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Mecanismos de endurecimento dos materiais para aplicações a altas temperaturas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão On-line ISSN 2182-6587

Resumo

KORNIENKO, E.; OSSENBRINK, R.  e  MICHAILOV, V.. Avaliação do comportamento anticorrosivo de chapas metálicas estruturadas. Corros. Prot. Mater. [online]. 2013, vol.32, n.3, pp.82-86. ISSN 2182-6587.

No presente artigo foi analisado o comportamento anticorrosivo de chapas metálicas estruturadas com revestimento orgânico. Estes materiais são inovadores e com geometria tridimensional. A principal vantagem desta chapa metálica é a sua maior rigidez em comparação com a chapa lisa. O material foi revestido pelo processo industrial da electrodeposição catódica. O objectivo deste estudo foi a avaliação do efeito da geometria da chapa no comportamento corrosivo e a influência do processo estruturante nas propriedades corrosivas. Como referência foi determinada a resistência à corrosão de chapas metálicas lisas revestidas. Os resultados revelaram que a geometria da chapa não teve efeito perceptível no comportamento corrosivo. A deformação devido ao processo de estruturação afecta fortemente o sistema de revestimento.

Palavras-chave : Corrosão; Revestimento Orgânico; Deformação; Chapas Metálicas Estruturadas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )