SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Mecanismos de endurecimento dos materiais para aplicações a altas temperaturas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão On-line ISSN 2182-6587

Resumo

FONSECA, B. Sena da et al. Corrosão de armadura de cilindros de betão confinados por duas camadas de GFRP avaliada por impedância electroquímica. Corros. Prot. Mater. [online]. 2013, vol.32, n.3, pp.70-74. ISSN 2182-6587.

Este trabalho teve como objetivo o estudo de armaduras de cilindros de betão armado confinados com duas camadas de polímeros reforçados com fibras de vidro (GFRP). Provetes cilíndricos de betão armado com e sem GFRP foram imersos em solução de cloreto de sódio. O estado das armaduras foi avaliado por medições de potencial de circuito aberto e por impedância eletroquímica com sistemas a dois e três eletrodos. Os resultados demostraram que o confinamento de duas camadas de GFRP apresenta baixa permeabilidade e atua como barreira física à penetração de solução. Verificou-se que imperfeições na fase de aplicação do GFRP e sua degradação são de grande importância na eficiência da prevenção de corrosão.

Palavras-chave : GFRP; Betão Armado; Corrosão; EIS.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )