SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Ligas ni-co eletrodepositadas em aço inoxidável para elétrodos de supercondensadoresUma introdução à técnica svet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão On-line ISSN 2182-6587

Resumo

ARAUJO, A. et al. Estruturas de concreto carbonatado e contaminado com cloreto: a influência do molibdênio na corrosão de armadura de aço inoxidável. Corros. Prot. Mater. [online]. 2013, vol.32, n.2, pp.42-49. ISSN 2182-6587.

Este trabalho é uma contribuição ao estudo da influência do molibdênio (Mo) na resistência à corrosão por pite de aços inoxidáveis em concreto contaminado por íons cloreto, após a sua carbonatação. Para o estudo, amostras de aços inoxidáveis ferrítico, austenítico e dúplex foram preparadas em laboratório com níveis controlados de Mo. Amostras desses aços foram imersas em soluções alcalinas simulando água de poros de concreto carbonatado e não carbonatado, ambas com adição de 3,5 % de NaCl. Outras amostras foram embutidas em concreto, posteriormente carbonatado e imerso em solução de NaCl. O desempenho dos aços foi verificado pela monitorização do potencial de corrosão (vários meses), seguido de ensaios eletroquímicos como de polarização anodica. Finalmente, os microscópios óptico e eletrônico foram usados para analisar as superfícies das armaduras atacadas pela corrosão.

Palavras-chave : Corrosão; Estruturas de Concreto; Aço Inoxidável; Molibdenio; Carbonatação; Íons Cloreto; Corrosão Localizada.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )