SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Estruturas de concreto carbonatado e contaminado com cloreto: a influência do molibdênio na corrosão de armadura de aço inoxidável índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão On-line ISSN 2182-6587

Resumo

SILVA, R. P. et al. Ligas ni-co eletrodepositadas em aço inoxidável para elétrodos de supercondensadores. Corros. Prot. Mater. [online]. 2013, vol.32, n.2, pp.37-41. ISSN 2182-6587.

O desenvolvimento de dispositivos de armazenagem de energia com elevada densidade de potência tornou-se numa área de investigação de grande interesse para um vasto campo de aplicações. Os supercondensadores eletroquímicos para além de elevada densidade de potência possuem tempos de carga e descarga reduzidos e elevado número de ciclos de vida. No presente trabalho, produziram-se filmes de Ni-Co nanoestruturados por eletrodeposição com uma estrutura dendrítica de elevada área superficial. O comportamento eletroquímico dos filmes depositados foi estudado através de ensaios de carga-descarga. Os filmes depositados a densidades de corrente i1= -4 mA cm-2 e i2= -30 mA cm-2 apresentaram um valor de capacidade específica de 215 F g-1. A perda de capacidade é de 33 % ao fim de 6000 ciclos de carga descarga.

Palavras-chave : Supercondensadores; Eletrodeposição; Ligas Ni-Co; Capacidade Específica; Estrutura Dendrítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )