SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Reabilitação de uma estrutura contaminada por iões cloret utilizando a técnica da dessalinizaçãoEnsaios de corrosão sob tensão do aço api 5l x70 em meio de etanol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão On-line ISSN 2182-6587

Resumo

SANTOS, J. A.  e  DUARTE, C.. Degradação e proteção superficial da madeira em exterior. Corros. Prot. Mater. [online]. 2013, vol.32, n.1, pp.10-18. ISSN 2182-6587.

Neste artigo são descritas as técnicas antigas que permitiram conservar e preservar madeiras durante séculos e dá-se um panorama global sobre os novos conceitos de proteção e acabamento de madeiras. Mostram-se, com exemplos práticos, o comportamento a longo prazo de diferentes tipos de acabamentos, destacando as grandes diferenças do conceito entre vernizes com formação de película rígida, em comparação com os resultados de óleos secativos com pigmentos naturais. Dá-se, no final, uma perspetiva dos desenvolvimentos altamente promissores para o futuro próximo, como são as proteções com pigmentos baseados na nano tecnologia e nos produtos à base de silanos e siloxanos, impregnados nas camadas superficiais, que potenciam uma propriedade altamente benéfica que é a repelência à água.

Palavras-chave : Madeira; Acabamentos; Proteção; Durabilidade; Degradação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )