SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3-4Estudo da corrosão da tubagem à saída de um permutador de calor num sistema industrial de co-geração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão On-line ISSN 2182-6587

Resumo

LOBO, V.  e  VERISSIMO, L.. Graves erros por insuficiente conhecimento das bases da química. Corros. Prot. Mater. [online]. 2012, vol.31, n.3-4, pp.76-78. ISSN 2182-6587.

Referem-se erros em prescrições médicas com graves consequências, em comunicações em congressos na área da corrosão que também podem ter graves consequências, e em fontes de ensino da química, dos quais resulta má preparação de futuros profissionais. Estes factos decorrem de não ser tomada a devida atitude quanto à verdadeira essência desta ciência. Por exemplo, falar-se de “cloretos” ou “iões de cálcio” como se de substâncias se tratasse, pode dar origem a erros de consequências graves. Por isso recomendamos que, em toda a informação oral ou escrita, os autores usem, e.g., “…sais contendo cloretos (ou cloro) …” ou “…sais contendo iões de cálcio (ou somente cálcio) …”, pelo menos a primeira vez que o conceito seja referido.

Palavras-chave : Corrosão; Cloretos; Prescrições Médicas; Substâncias; Moléculas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )