SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3-4Avaliação da resistência à corrosão da liga de alumínio 6101 após diferentes tratamentos térmicos de precipitação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão On-line ISSN 2182-6587

Resumo

MORETO, J. A. et al. Comportamento corrosivo de ligas de al e al-li usadas como materiais aeronaúticos. Corros. Prot. Mater. [online]. 2012, vol.31, n.3-4, pp.60-64. ISSN 2182-6587.

A indústria aeronáutica está constantemente à procura de materiais que oferecem benefícios em termos de desempenho, peso e custo. As vantagens destas ligas são a leveza, resistência à corrosão, boa condutividade térmica e eléctrica. Neste trabalho, foi investigada a resistência à corrosão de duas ligas de alumínio através de potencial de circuito aberto, polarização potenciodinâmica e ensaios de nevoeiro salino. Os resultados sugerem que a liga AA2198-T851 apresenta melhor resistência à corrosão quando comparada com a liga AA2524-T3. Consequentemente, em casos onde a corrosão é o principal parâmetro a ser considerado, a liga AA2198-T851 pode ser substituída pela liga AA2524-T3.

Palavras-chave : Corrosão; Ligas de Alumínio; Potencial de Circuito Aberto; Polarização Potenciodinâmica; Ensaios de Nevoeiro Salino.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )