SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Sintese e caracterização de novos copolímeros híbridos para aplicação de revestimentos de elevado desempenho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão On-line ISSN 2182-6587

Resumo

MESQUITA, Carlos. Metodologias de inspeção e ensaios para avaliação do estado de conservação de estruturas afetadas por corrosão de armaduras. Corros. Prot. Mater. [online]. 2012, vol.31, n.2, pp.39-48. ISSN 2182-6587.

Descrevem-se as ferramentas de diagnóstico, mais usuais, que permitem avaliar, através de ensaios não destrutivos “in-situ”, o estado de conservação das estruturas de betão armado afetadas por corrosão das armaduras. Podem ser usadas em qualquer fase da vida da estrutura, quer no contexto de uma política pró-ativa de manutenção/conservação, quer no contexto duma política reativa. A natureza e importância da corrosão das armaduras podem ser avaliadas simplificadamente, numa primeira abordagem, através de 3 parâmetros: o recobrimento das armaduras, a profundidade de carbonatação do betão e o teor de cloretos no betão a várias profundidades. O levantamento de anomalias é outra ferramenta complementar para se avaliar a importância e extensão das zonas visivelmente afetadas pela corrosão das armaduras. Apresenta-se um caso prático do diagnóstico efetuado numa escola secundária onde, estranhamente, só parte da estrutura de betão armado encontrava-se severamente afetada por corrosão das armaduras. Visando o diagnóstico de tal deterioração diferenciada e, consequentemente, a definição das medidas corretivas apropriadas, foi levado a cabo um conjunto de ensaios não destrutivos ou reduzidamente intrusivos.

Palavras-chave : Estruturas de Betão Armado; Corrosão; Deterioração; EN 1504; Ensaios não Destrutivos; Diagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )